dia dos avós

VÍDEO: vovôs e vovós dizem o que gostariam de ganhar no dia deles

18.398

Neste domingo, Dia dos Avós, o Diário perguntou a eles mesmos o que gostariam de ganhar como presente. Todas as respostas, além de sabedoria de quem tem muito a ensinar, carregam amor e carinho pelos netinhos, sejam eles bebês ou adultos, ou ainda, morando perto ou em outra cidade. Já que o abraço, por enquanto, é de longe, a voz agora, mais do que nunca, é deles.


Confira:

Zenaide Batista da Rosa, 84 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Fotos: arquivo pessoal

Avó de Samuel, 33, Thierry, 32, Anelise, 28, Suzana, 27, Sheron, 25, Lauren, 24, Ismael, 21, Luísa, 17 e Annie (falecida) e bisavó de João Vitor, 9, Lavínia, 7, Moisés, 6, Valentina, 4, e Isabela, 2 

"Quero ganhar um abraço. O carinho dos meus netos é suficiente para mim. Não há nada melhor. Eles são o amor e a alegria da minha vida. Tenho cinco netos e cinco bisnetinhos morando longe, em Florianópolis. É uma pena não estarem aqui, pertinho de mim."

Dair Pesse Barros, 97 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avó de Carlos Eduardo, 54, Iliomar, 50, Cezar, 48, Cléia Cristiane, 48, Ilisandro, 47, Ricardo, 43, Juliana, 43, Ilhonara, 36, Ilhonardo, 34, e Joicemar (falecido), e bisavó de Eduarda, 34, Jéssica Fernanda, 28, Liziane, 27, Amanda, 26, Ana Bruna, 24, Julio Gabriel, 23, Cezar Augusto, 22, Carlos Eduardo, 20, Elizandro, 18, Maria Luiza, 19, João Vitor, 16, Ana Carolina, 11, Ana Carolina, 10, Isabelle, 6, e Leonardo, 1 ano e 7 meses, e trisavó de João Pedro, 8, Bernardo, 6, Maria Clara, 5, e Antonella, 2 

"O que mais me faria feliz nesta data é ter todos os meus netos e filhos junto de mim. Meus desejo é vê-los sempre a seguir um bom caminho, com escolhas sábias. " 

Clery Quinhones de Lima, 69 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avô de Valentin, 3, Anny, 2, e Ton, 9 meses 

"Minha esposa, Lucia Rejane Oliveira de Lima, eu e minha sogra, Maria Riva Porto Alegre, como bisavó, temos três netos, coisa muito boa. Quando nossos filhos eram pequenos, o tempo com eles era menor. Hoje, temos mais oportunidades de dedicar atenção aos netos."

Ana Cândida Souto da Silva, 89 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avó de João Marcos, 52, Rafael, 47, Jeferson, 46, Carlos Pitter, 46, Anabel, 45, Daniela, 40, Ricardo, 40, Janaína, 37, Vanessa, 34, Fagner, 28, Reinaldo, 25, Dimaima, 21, e Nadja, 21, e bisavó de Ana Paula, 29, Ana Flávia, 24, Vinicius, 18, Felipe, 18, Gabriela, 10, Pedro, 10, Leonardo, 4, Arthur, 4, e Bernardo, 2 

"Neste momento, o que eu gostaria de ganhar, mesmo, é o fim do vírus!" 

Irene Fernandes dos Santos, 73 anos 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avó de Erick, 18, e João Pedro, 9

"O melhor presente sempre é a presença e o carinho. A pandemia nos mantém afastados de quem mais amamos, principalmente para nós, de mais idade, porque somos do grupo de risco. Virtualmente, mantemos contato. Presencialmente, estamos impedidos. O desejo de tê-los comigo se dá, principalmente, porque os dois completaram aniversário em julho. Um deles, em Santa Catarina, fez 18 anos. Estive um pouco com João Pedro no dia dele, mas sem festa, o abraço, o beijo e o carinho que gostaríamos de trocar de perto." 

Jorge de Paula e Silva, 68 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avô de Gabriel, 28, Naeli, 25, Pedro, 18, Vinicius, 18, Humberto, 18, Maria Manoela, 16, Augusto Mauro, 14, e Maria Eduarda, 13, e bisavô de Cícero Gabriel, 1 ano e 6 meses 

"Para Nelci, minha esposa, e para mim, a maior alegria, neste Dia dos Avós, seria a reunião de nossos nove netos para um almoço em família. Porém, a pandemia da Covid-19 não permite. Nosso presente, então, é vê-los seguindo bons exemplos e orientação dos pais e avós para que sejam felizes e tenham uma vida próspera." 

João Gilson Brasil, 69 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avô de Geovana 23, Giuliano, 20, e Matheus, 18

"Meus netos e meus filhos são tudo para mim. Quão feliz seria para a avó deles, se estivesse em nosso meio, ver a realização de cada um. O que me deixa mais feliz é o progresso, a educação e a formação de cada um deles. São meus anjos. Amo-os, um a um."

Nanci Souza, 68 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avó de Rafaella, 16, Valentina, 7, Angelina, 6, e Sebastian, 4 

"Todos os meus netos são muito presentes. Considero-me uma avó privilegiada por estar com eles quase todos os dias. Desejo que sejam muito felizes. Minha alegria é ganhar um abraço e ouvir o "eu te amo" deles. A felicidade deles é o meu presente. Meu conselho é para terem em mente que nem tudo na vida será bom. Mesmo assim, devem sobrepujar os momentos difíceis com paciência e sabedoria para encontrarem a felicidade.

Marta Reich Powaczuk, 87 anos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Avó de Henrique, 35, Alexandre (falecido), Teka, 34, Fernando, 34, Luana, 27, e Lucas, 30, e bisavó de Valentina, 5, Alex, 2, Theo, 4, Erick, 6, Matheus, 6, e Martina, 3 

"Eu gostaria de ter todos os meus netos reunidos, comigo, num almoço ou jantar, em qualquer lugar. Desejo que sejam felizes, alegres e em harmonia. Que tudo de bom alcance cada um e tenham as necessidades supridas. Meu presente é vê-los em uma vida saudável e linda. Que sejam realizados nos estudos, nas atitudes e no que mais precisam para viver. Eu os adoro."

*Colaborou: Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: no Dia do Motorista, quase 800 kg de alimentos são arrecadados em drive-thru

Próximo

Idoso está desaparecido em Santa Maria

Geral